Brasília capital do Cerrado | Brasília é o Bicho
Os olhares se voltam para a capital do país, mas há muito mais que política em Brasília. O Parque Nacional de Brasília faz parte da região administrativa da cidade, sendo ainda a maior Unidade de Conservação de Proteção Integral do Distrito Federal.
Foi criado com o objetivo de preservar os mananciais e garantir o abastecimento de água para a cidade, bem como, manter os aspectos originais da vegetação e proteção à biodiversidade.
Mas o parque acaba nos revelando a verdadeira identidade da região da capital, o desenvolvimento dos últimos anos foi comprimindo o Cerrado e atualmente pouquíssimos lugares revelam uma paisagem íntegra, assim como aquelas descritas pelos primeiros desbravadores da região.
Ao buscar uma das câmeras, as imagens revelaram um pouco de como eram todos esses “altiplanos”, tão abundantes na região do DF.
O nosso objetivo, além da pesquisa, é homenagear toda essa região riquíssima e quem vive nela, quem valoriza a importância do cuidado com o ambiente, quem sabe a importância de proteger um “pedaço de mato”. Para mostrar aos brasilienses e quem quiser ver, que ainda há muito a se conhecer sobre o nosso bioma e que há urgência em manter o que restou do Cerrado. Cuidar do nosso meio ambiente é cuidar de nós mesmos.
As espécies que aparecem no vídeo (tamanduá-bandeira, veado-campeiro, anta, lobo-guará e onça-parda) estão TODAS classificadas como vulneráveis à extinção para o bioma Cerrado, segundo o MMA.
Vale lembrar então aos condutores que trafegam pela DF-001 na região do Lago Oeste que essas são as espécies que margeiam a rodovia, portanto, atenção redobrada no amanhecer e no fim do dia, de noite, olhos brilhando com o farol indicam que há algum animal a frente e velocidade compatível.
A fauna agradece.
Comentários
Postar um comentário